Pragas Urbanas


MOSQUITOS E PERNILONGOS

Mosquito é um termo utilizado para nomear diversas espécies de insetos voadores. As fêmeas desses insetos em sua maioria sugam sangue de outros animais para que seus ovos se tornem viáveis. Ao picar diversos animais ou pessoas para sugar sangue, podem ser vetores de doenças como a malária, febre amarela, leishmaniose, filariose, dengue, chikunguya, entre outras. Sendo assim, o controle de mosquitos em residencia, condomínios e empresas em geral torna-se algo de grande necessidade.

Dentre os gêneros podemos citar o Aedes, Anopheles, Culex, Hemagogus e Phlebotomus.

Algumas doenças cujos vetores são mosquitos:

As moscas podem ser encontradas em diversos tipos de substratos, como em resíduos sólidos (lixo), animais mortos, flores, excrementos, vegetais em decomposição ou em fermentação, entre outros.

controle de mosquitos e pernilongos, pernilongos, mosquitos, dedetização

Dengue: doença infecciosa febril aguda, causada por vírus. Transmitida no Brasil pelo mosquito Aedes aegypty. Sua transmissão ocorre quando o mosquito contaminado pelo vírus pica uma pessoa sadia.

Febre Amarela: doença infecciosa febril, causada por vírus. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypty em área urbana e por mosquitos do gênero Haemagogus em área silvestre. Possui dois ciclos distintos: febre amarela, urbana e silvestre.

Leishmaniose: doença infecciosa, causada por um protozoário do gênero Leishmania e transmitida pelos mosquitos do gênero Phlebotomus. Existem duas formas distintas da doença: visceral (conhecida como calazar) e tegumentar (conhecida como úlcera de Bauru).

Malária: doença infecciosa febril, causada por protozoário. Transmitida por mosquitos do gênero Anopheles.