Pragas Urbanas


BROCAS DE MADEIRA

Embora não muito populares, as Brocas de Madeira são pequenos besouros conhecidas por suas larvas que se alimentam de madeira, podendo causar grandes danos estruturais.

Os danos causados por Brocas são comumente confundidos com os causados por Cupins de Madeira Seca, entretanto, identificar qual espécie está ocorrendo é simples, basta observar a característica do pó liberado pelo inseto. Ao esfregar o pó de Broca entre os dedos, normalmente assemelha-se ao talco, enquanto os grânulos de Cupim de Madeira Seca não se desmancham e são ásperos.

controle de besouros, broca de madeira, dedetização

As Brocas são insetos holometábulos, ou seja, passam pelo estágio de ovo, larva, pupa e adulto. Após a cópula, a fêmea deposita seus ovos na mesma peça de madeira de onde emergiu. As larvas tem ciclo longo, e os adultos vivem apenas alguns dias ou semanas. Podem atacar madeira viva, infectá-las e completar o seu ciclo depois que a madeira estiver seca.

Algumas espécies podem atacar papéis e livros, principalmente a lombada dos mesmos, que normalmente são elaboradas com colas a base de amido.

O controle de Brocas de Madeira é muito importante em museus, acervos históricos, residências, comércios e em indústrias em geral, devido aos grandes prejuízos que estes insetos trazem as estruturas podendo destruir completamente o local onde se instalam.